1ª Defesa de Doutorado PPGCTA 2020

Primeira Defesa de Doutorado do PPGCTA/UFG 2020

Ocorreu, no dia 21/08, via videoconferência, a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia da UFG, com autoria de Aryane Ribeiro Oliveira.

Intitulada “Extração, fosfatação e caracterização de amido de rizomas de araruta (Maranta arundinacea L.), acafrão preto (Curcuma caesia R.) e inhame (Dioscorea alata L.)”, a tese foi orientada pelos professores doutores Márcio Caliari e Manoel Soares Soares Júnior.

A banca foi composta pelos professores doutores Ivo Demiatte (UEPG), Marney Pacoli Cereda (USP), Katia Flávia Fernandes (UFG), Stella Regina Arcanjo Medeiros (UFPI) e o presidente da banca e orientador Márcio Caliari

A pesquisa consistiu na modificação do amido extraído de rizomas (açafrão preto, araruta e inhame). O trabalho se baseou nas necessidades das indústrias alimentícias,  no crescimento do mercado de produtos amiláceos e nas necessidade em se obter amidos com características específicas, capazes de conferir ao produto final propriedades que garantam melhor qualidade e atendam às exigências do consumidor, incentivando, assim, o uso desses rizomas para fins tecnológicos.