Disciplinas obrigatórias e optativas

 

As disciplinas ofertadas pelo PPGCTA são distribuídas em obrigatórias e optativas. Entre as disciplinas optativas, o programa pode ofertar disciplinas de “Tópicos”, podendo ser Tópicos 1 (1 crédito), Tópicos 2 (2 créditos) ou Tópicos 3 (3 créditos). As disciplinas de “Tópicos” têm carga horária variável e apresentam abordagem não constantes das demais disciplinas da matriz curricular do curso, mas constituem temas atuais e relevantes para a pesquisa em alimentos e para a saúde humana. A ementa, o programa e a bibliografia são formulados pelo professor responsável, os quais deverão ser deferidos pela coordenadoria do programa.

A Resolução CEPEC N° 1489 também define que será aprovado o discente que obtiver conceitos A, B ou C, sendo reprovado o discente que obtiver conceito D. Também será reprovado o discente que não atingir oitenta e cinco por cento (85%) da frequência na disciplina ou atividade, sendo registrado no histórico escolar sob a designação "RF" (reprovado por falta). O pós-graduando deverá submeter-se ao exame de qualificação, obedecendo às normas definidas em resolução específica do Programa (RESOLUÇÃO PPGCTA N° 005, DE 27 DE SETEMBRO 2017 disponível em: https://ppgcta.agro.ufg.br/up/71/o/NORMA-_Resolu%C3%A7%C3%A3o_-005-2017_-_EXAME_DE_QUALIFICA%C3%87%C3%83O.pdf

O Estágio Docência é obrigatório para todos os discentes do programa. Uma norma interna do PPGCTA regulamenta o estágio docência de todos os mestrandos e doutorandos do Programa e está disponível em:  https://ppgcta.agro.ufg.br/up/71/o/NORMA_-_Resolu%C3%A7%C3%A3o_003_2018.pdf

 

Disciplinas Obrigatórias ofertadas no 1° Semestre 

Disciplinas Obrigatórias:
 
Disciplina CH-C Docente coordenador* Plano de Ensino 
1. Análise de Alimentos
EMENTA: Amostragem. Preparação de amostras. Metodologias e princípios das análises físicas e químicas dos alimentos. Determinação de umidade, lípides, carboidratos, proteínas, fibras, aminoácidos, minerais, vitaminas, aditivos e contaminantes.
64-4 Priscila Zaczuk Bassinello  
2. Metodologia da Investigação Científica
EMENTA: Princípios da ciência moderna e do método científico. Processo de investigação científica. Projeto e relatório de pesquisa. Fontes, citações e referências bibliográficas. Redação científica. Publicações científicas.
32-2 Tatianne Ferreira de Oliveira  
3. Métodos de Conservação de Alimentos
EMENTA: Princípios da conservação de alimentos. Métodos de conservação de alimentos pelo: calor, frio, desidratação, fermentação, aditivos, atmosfera modificada, irradiação. Princípios e aplicações de métodos modernos de conservação de alimentos.
48-3 Flávio Alves da Silva*
Francielo Vendruscolo
 
6. Seminários I
EMENTA: Apresentação de seminários pelos alunos sobre temas relacionados às suas dissertações.
32-2 Manoel Soares Soares Júnior  

 

Disciplinas Obrigatórias ofertadas no 2° Semestre 

Disciplina CH-C Docente
1. Propriedades Físicas e Químicas de Alimentos
EMENTA: Propriedades termodinâmicas de alimentos. Atividade de água. Cinética de reações em sistemas alimentares. Modelagem cinética das reações importantes. Propriedades físicas e químicas no processamento. Mobilidade molecular e estabilidade dos alimentos.
48-3 Márcio Caliari
2. Química e Bioquímica de Alimentos
EMENTA: Estudo da água e sua influência na perecibilidade dos alimentos e interação com outros constituintes alimentares. Carboidratos. Propriedades químicas de glicídios e reação de Maillard. Propriedades de lipídios e reações de oxidação. Composição e propriedades químicas das principais proteínas alimentares. Estabilizantes, emulsificantes e outros aditivos usados na indústria de alimentos.
48-3  
3. Seminários II
EMENTA: Apresentação de seminários pelos alunos sobre temas relacionados às suas dissertações.
32-2 Manoel Soares Soares Júnior

 

 

Disciplinas Específicas:
 
Disciplina CH-C Docente Plano de Ensino 
Análise Sensorial de Alimentos
EMENTA:Importância da análise sensorial. Fisiologia dos sentidos. Propriedades sensoriais dos alimentos. Psicofísica. Princípios e métodos de avaliação sensorial em pesquisa e controle de qualidade de alimentos. Técnicas experimentais em análise sensorial. Análise estatística dos dados. Montagem, organização de laboratório em análise sensorial. Organização e operação de um programa de avaliação sensorial.
48-3 Tatianne Ferreira de Oliviera  
Microbiologia de Alimentos
EMENTA: Ecofisiologia microbiana em alimentos. Principais gêneros bacterianos de interesse em alimentos e água. Características dos fungos de importância em alimentos e micotoxinas. Vírus transmitidos pela água e alimentos. Microrganismos indicadores de qualidade e microrganismos patogênicos. Doenças Transmitidas por Alimentos. Análises microbiológicas em alimentos: características dos meios de cultura microbiana; amostragem, colheita, transporte e preparação de amostras; técnicas de análises microbiológicas de alimentos.
48-3 Maria Raquel Hidalgo Campos  
Fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutas e hortaliças in natura e minimamente processadas
EMENTA: A disciplina aborda a fisiologia pós-colheita de vegetais de forma objetiva e aplicada. Ela enfatiza a importância de se considerar as frutas e hortaliças, mesmo depois de destacadas da planta mãe, como entidades biológicas, que respiram e, enfim, metabolizam. Para tanto estuda o comportamento respiratório destes vegetais, sua sensibilidade ao etileno e as alterações em sua composição química que afetam seus atributos de qualidade, como aparência, sabor, aroma e textura. Tecnologias tradicionais e atuais de conservação e preservação da qualidade são discutidas. O processamento mínimo, como uma tecnologia atual de agregação de valores, e seu efeito sobre a qualidade de frutas e hortaliças, também é estudado.
32-2 Eduardo Valério de Barros Vilas Boas  
Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos 1
EMENTA: Tópicos não constantes das demais disciplinas, mas que constituem temas atuais e relevantes para a pesquisa em alimentos e para a saúde humana. A ementa, o programa e a bibliografia serão formulados pelo professor responsável por cada turma, os quais deverão ser deferidos pela coordenadoria do programa.
15-1 -  
Análises fisico-químicas de produtos cárneos
EMENTA: Objetivos e organização do setor de controle de qualidade e segurança de qualidade analítica. Técnicas e importância da amostragem. Preparo e preservação de amostras. Fatores relevantes na escolha de um método analítico. Legislação. Influência de processamento sobre as propriedades dos produtos de origem animal. Determinação de macroconstituintes - Composição Centesimal - Métodos para determinação de macronutrientes: água, cinzas, proteínas, lipídeos, glicídios. Aplicações, vantagens e desvantagens das técnicas analíticas. Controle químico de carnes in natura, frigorificadas e conservadas pelos diversos processos. Controle de subprodutos, de óleo e gorduras animais. Aditivos. Contaminantes químicos. Transformações bioquímicas em alimentos de origem animal (alterações bioquímicas "post mortem" de animais e peixes e suas implicações no processamento e qualidade final do alimento). Transformações físicas e químicas em proteínas, lipídeos e glicídios e seus efeitos sobre cor, textura, sabor e aroma nos alimentos. Sabor e aroma, compostos voláteis e não voláteis. Alterações durante processamento.
32-2 Eliane Teixeira Mársico  
Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos 2
EMENTA: Tópicos não constantes das demais disciplinas, mas que constituem temas atuais e relevantes para a pesquisa em alimentos e para a saúde humana. A ementa, o programa e a bibliografia serão formulados pelo professor responsável por cada turma, os quais deverão ser deferidos pela coordenadoria do programa.
32-2 -  
Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos: Métodos não destrutivo de avaliação de qualidade
EMENTA: Descrição das principais técnicas usadas em ensaios não destrutivos para qualidade de frutas e hortaliças. Conhecimento dos princípios físico, químicos, fisiológicos e bioquímicos envolvidos nos processos no uso de técnicas não destrutivos. Visão geral de todas principais técnicas não destrutivas e seus respectivos históricos. Técnicas a serem discutidas e detalhadas: Coloração (visível); espectroscopia do infravermelho próximo (modelagem).
32-2 Luis Carlos Cunha Junior 2022.2

Cromatografia aplicada a alimentos

EMENTA: Princípios básicos de cromatografia, Cromatografia em camada delgada e em coluna. Cromatografia gasosa. Cromatografia líquida de alta eficiência. Eletroforese capilar. Instrumentação, fases móveis e estacionárias, quantificação e aplicações em alimentos. Preparo de amostras: extração, concentração e derivatização.

32-2 Julião Pereira 2022.2

Métodos de Elucidação de Estruturas

EMENTA: Introdução geral á espectroscopia. Teoria e aplicações das principais técnicas na elucidação de compostos orgânicos. Espectroscopia no infravermelho (IV). Espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN). Interpretação de espectros 1D ( 1H e 13C). Utilização conjunta das diversas técnicas.

64-4 Luciano Morais Lião 2022.2
Bioprocessos e suas aplicações na Ciência e Tecnologia de Alimentos

EMENTA: Estequiometria e cinética de processos fermentativos e enzimáticos. Reatores bioquímicos. Esterilização de ar, equipamentos e meios de fermentação. Tipos e modos de operação em biorreatores. Fermentação submersa e semi-sólida. Transferência de massa em biorreatores. Ampliação de escala. Processos de recuperação e purificação de bioprodutos.

48-3 Francielo Vendruscolo 2022.2