Autoavaliação

A autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Avaliar o passado até o presente, para se ter uma perspectiva de Futuro. A Pró-reitoria de pós-graduação tem investido nesse processo e a partir de 2019, passou a realizar vários Workshops para auxiliar os programas com a política de planejamento e implementação da Autoavaliação na pós-graduação. Essa política visa a melhoria na formação discente e produção intelectual, assim como a obtenção de maior envolvimento da comunidade para um diagnóstico real do PPGCTA. Trata-se, na prática, de colocar em ação o processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas. Na verdade, a UFG possui tradição no processo de autoavaliação e essa prática é realizada anualmente como “Autoavaliação Institucional”.

 

Assim, como investimento na melhoria da formação discente e qualificação do corpo docente e levando em consideração toda a política de planejamento e implementação da Autoavaliação na pós-graduação proposta pela PRPG, que está em consonância com a Capes, o processo de autoavaliação do PPGCTA realizado nos anos 2019 e 2020, está sendo reestruturado para 2021. Essa reestruturação envolveu uma série de etapas sendo elas:

  • Etapa 1 (Preparação): Constituição da equipe de coordenação, sensibilização para participação de todos nos processos, definição dos aspectos a serem avaliados, definição da sua finalidade (missão) e seu planejamento estratégico, Autoavaliação do discente, do professor, do corpo técnico e seminários periódicos de avaliação. 
  • Etapa 2 (Implementação) definindo os critérios e indicadores para monitoramento da qualidade da formação discente;
  • Etapa 3 – Divulgação dos resultados, adotando uma linguagem clara, objetiva, de forma a ser acessível a todos os seus públicos-alvo, divulgando o relato na página do Programa.
  • Etapa 4 e 5 - Uso dos resultados e Meta- Avaliação etapas onde realiza-se autoanálise crítica, identificando o rol de mudanças e inovações a serem implementadas subsidiando o planejamento estratégico.

 

Projeto de Autoavaliação do PPGCTA 

 

Template reunião com discentes do PPGCTA

 

Resultado da Autoavaliação 2020 realizada por discentes  e docentes 

 

Resultado da Autoavaliação realizada por egressos do PPGCTA