Autoavaliação

A autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Avaliar o passado até o presente, para se ter uma perspectiva de Futuro. A Pró-reitoria de pós-graduação tem investido nesse processo e a partir de 2019, passou a realizar vários Workshops para auxiliar os programas com a política de planejamento e implementação da Autoavaliação na pós-graduação. Essa política visa a melhoria na formação discente e produção intelectual, assim como a obtenção de maior envolvimento da comunidade para um diagnóstico real do PPGCTA. Trata-se, na prática, de colocar em ação o processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas. Na verdade, a UFG possui tradição no processo de autoavaliação e essa prática é realizada anualmente como “Autoavaliação Institucional”.

 

QUADRIÊNIO 2021 - 2024 

 

O processo de Autoavaliação do PPGCTA durante o quadriênio de 2021 - 2024 teve um amadurecimento significativo em relação ao último quadriênio, e se fortaleceu tanto no que tange aos procedimentos e instrumentos aplicados, quanto na interpretação dos resultados com vistas ao Planejamento Estratégico. Durante este quadriênio o PPGCTA planejou o processo de Autoavaliação do programa através da realização de Workshop financiados por diferentes agências de fomento, com a presença de discentes, docentes, técnicos, egressos e convidados especiais da área Ciência de Alimentos e correlatas, como uma das ações importantes para alcançar o público desejado do processo de Autoavaliação. Durante o Workshop de Autoavaliação e Acompanhamento discente do PPGCTA, ocorreu a realização de palestras explicativas sobre as temáticas de Autoavaliação, Planejamento Estratégico e Acampamento discente, com melhoria na formação discente, permitindo planejar ações para sanar e permitir uma melhoria a curto, médio e longo prazo. O processo de Autoavaliação do PPGCTA teve como espelho a missão do PPGCTA e visa o futuro planejamento de ações para sanar as fragilidades detectadas na Autoavaliação. 

Em 2021 e 2022: Foi realizado o I e II Workshop de Autoavaliação e Acompanhamento discente de forma remota, devido o contexto pós-pandemia do COVID-19, onde a coordenadora do PPGCTA explicou o contexto da relevância do processo Auto Avaliativo; e aplicou o formulário de AutoAvaliação. 

 

2023: Realizou-se o III Workshop de Autoavaliação e Acompanhamento discente do PPGCTA da EA – UFG. 

 

2024: Realizou-se com grande sucesso o Workshop: Ciências Agrárias em Foco: IV Workshop de Autoavaliação e Acompanhamento discente do PPGCTA da EA – UFG (https://ppgcta.agro.ufg.br/n/188077-ciencias-agrarias-em-foco-iii-workshop-de-autoavaliacao-e-acompanhamento-discente-do-ppgcta-da-ea-ufg). 

 

Desta forma, de acordo com o último processo de Autoavaliação, podemos afirmar que o envolvimento dos docentes, discentes, egressos e técnico do PPGCTA foi um sucesso. 54 por discentes ou 92% (dos 59 discentes ativos, dentre estes 27 estão matriculados no mestrado e 32 no doutorado) participaram ativamente das atividades de Autoavaliação (Figuras representativas do Anexo 3). De acordo com os resultados das Autoavaliações (detalhados no item 1.4.1 e Anexo 3) os principais problemas detectados foram: 1. Melhoria na infraestrutura para condução de pesquisas, 2. Oferta maior de atividades ofertadas pelo PPGCTA relacionadas ao empreendedorismo; 3. Recurso recebido pelos discentes para participação em eventos e publicação de artigos. O PPGCTA também definiu Algumas ações a serem implementadas para sanar melhoria na formação discente e na produção intelectual: 1. Ofertar disciplinas para auxílio na elaboração de artigos científicos para melhoria da qualidade da produção científica, além da continuação do “Grupo de estudos em Escrita e Publicação de Artigos Científicos”,  liderado por um pós-doutorando dando suporte na escrita de artigos científicos e resumos com participação discente/docente. 2. Destinar recursos de projetos e do PROAP para custear a produção de artigos; 3. Premiar discentes e orientadores anualmente para ter o reconhecimento dos artigos destaques no PPG. 4. Incentivar a participação de discentes e docentes a submeterem propostas em Editais de fomento para participação em eventos científicos, 4. Incentivar a participação de discentes e docentes em Congressos Científicos da área, assim como na organização de eventos.

 

RESULTADO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO QUADRIÊNIO 2021 -2024 

 

DOCUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO ANTERIORES: 

Projeto de Autoavaliação do PPGCTA 

 

Template reunião com discentes do PPGCTA

 

Resultado da Autoavaliação 2020 realizada por discentes  e docentes 

 

Resultado da Autoavaliação realizada por egressos do PPGCTA