Símbolo ONU

Discente do PPGCTA é líder de equipe que representará o Brasil no Thought For Food, Organização das Nações Unidas (ONU)

Discente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Gustavo Henrique Rocha é membro da única equipe da América Latina, que representará o Brasil, em evento internacional de inovação na alimentação e agricultura.

O evento é um desafio global chamado Thought For Food (TFF). Essa iniciativa, ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, busca apoiar inovações no ramo alimentício e da agricultura sustentável, oferecendo suporte para que jovens empreendedores e suas ideias sejam vistas pelo mercado. Neste ano, o TFF tem como temática o seguinte desafio: “como alimentar 10 milhões de pessoas até 2050 em um planeta mais quente?”.

Neste contetxo, A Elixir Food é um projeto que visa oferecer um produto natural dentro da cadeia produtiva do cacau, auxiliando pequenos produtores com tecnologias capazes de estabilizar o resíduo nutritivo extraído do cacau. Este produto em questão é caracterizado por um potencial nutritivo e açucarado, capaz de substituir açúcares e adoçantes. Esta descoberta surgiu após o líder do time, o Engenheiro Químico e mestrando no PPGCTA -UFG, Gustavo Henrique Rocha, visitar o Sul da Bahia, e se deparar com a Cabruca, um sistema agroflorestal onde o cacau é produzido sob a sombra da Mata Atlântica.

Nesse local, os pequenos produtores de cacau, ao processarem o fruto, obtêm esse resíduo, que é descartado devido a sua alta instabilidade. Isto acontece devido à falta de acesso à informação e à tecnologia necessárias para garantir a segurança deste alimento que carrega muitos nutrientes. Além de desperdiçar um superalimento, o descarte deste líquido (cerca de 52 mil toneladas por ano) causa um grande impacto na floresta nativa, e afasta dos produtores um novo potencial de fonte de renda.

Recentemente, a equipe recebeu a incrível notícia de que sua ideia não está apenas entre os 10 finalistas globais, como também conseguiu o grande feito de se tornar a única equipe brasileira selecionada na competição. Neste ano, o desafio recebeu mais de 3.000 projetos de 140 países diferentes. Um dos prêmios para os finalistas é a participação no evento Generation Fest que acontecerá em Nova York, Estados Unidos, do dia 27 de setembro ao dia 1º de outubro.

Apesar da aprovação, o evento não consegue custear os valores das passagens para toda a equipe. Tendo em vista esta situação, a Elixir Foods está se mobilizando de forma virtual, através do site “Vakinha Online”, para conseguirem arrecadar o valor necessário das passagens para os membros.

Nos ajude a representar o Brasil nesse grande evento de inovação na área da alimentação! Juntos, buscamos novas possibilidades de alimentar 10 milhões de pessoas até 2050!

Você também pode contribuir via Pix usando a chave:

PIX: 3106092@vakinha.com.br

Time Elixir Foods é composto por alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Goiás:

Gustavo Henrique Rocha

Radharani Claro