Estrutura curricular

O mestrado (M) em Ciência e Tecnologia de Alimentos tem duração mínima de dezoito (18) e máxima de vinte e quatro meses (24), enquanto o Doutorado (D) tem duração mínima de vinte e quatro (24) e máxima de quarenta e oito (48) meses (REGULAMENTO GERAL).

O discente do M ou D poderá solicitar prorrogação de prazo, em caráter excepcional, para as providências finais de conclusão e defesa do produto final.

É considerada condição obrigatória para a solicitação de prorrogação de prazo para a conclusão do curso que o discente já tenha integralizado todos os créditos em disciplinas e sido aprovado no exame de qualificação.

O número mínimo de créditos necessários à integralização do M ou D em Ciência e Tecnologia de Alimentos é de: 24 créditos em disciplinas e, 02 créditos em atividades complementares (M) ou 36 créditos em disciplinas e 04 créditos em atividades complementares (D).

Não são atribuídos créditos às atividades relacionadas ao exame de qualificação e à elaboração do produto final.

São atribuídos 16 créditos à defesa e aprovação do produto final.

Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas de atividades complementares, conforme Resolução CEPEC N° 1489 disponível AQUI.

    

As disciplinas ofertadas pelo PPGCTA são distribuídas em obrigatórias e optativas.

Entre as disciplinas optativas, o programa pode ofertar disciplinas de “Tópicos”, podendo ser Tópicos 1 (1 crédito), Tópicos 2 (2 créditos) ou Tópicos 3 (3 créditos).

As disciplinas de “Tópicos” têm carga horária variável e apresentam abordagem não constantes das demais disciplinas da matriz curricular do curso, mas constituem temas atuais e relevantes para a pesquisa em alimentos e para a saúde humana.

A ementa, o programa e a bibliografia são formulados pelo professor responsável, os quais deverão ser deferidos pela coordenadoria do programa.