Exame Geral de Qualificação

O Exame Geral de Qualificação está regulamentado no site do PPG no documento: RESOLUÇÃO PPGCTA Nº 005, DE 27 DE SETEMBRO 2017.

Atenção

• Antes de solicitar agendamento de banca de exame de qualificação o discente deve ler a normativa acima.
  • A qualificação só pode ser realizada após a integralização do mínimo de créditos exigidos em disciplinas:
    • Mestrado: 24 créditos;
    • Doutorado: 36 créditos.
    • É recomendado que o discente tenha finalizado todos créditos de atividades complementares e estágio docência.
  • Período que o estudante deve realizar a qualificação:
    • Mestrado: a partir de 12 meses e até 90 dias da data limite de defesa do produto final (24 meses);
    • Doutorado: a partir de 24 meses e até 90 dias da data limite de defesa do produto final (48 meses).
  • A Banca Examinadora deverá:
    • Ser composta por:
      • No mínimo 3 Docentes/Pesquisadores internos ou externos ao PPG;
      • Dois suplentes obedecendo a necessidade de titulação e participação como membro externo.
      • Esclarecimento:
        • Membro interno é aquele que faz parte do PPGCTAA como membro permanente, colaborador ou mesmo pós-doutorando. Não importa se eles trabalham na UFG, EMBRAPA ou em outras instituições. A referência é sempre pertencer ao programa.
        • Membro externo é aquele que não faz parte do PPGCTAA. Ele pode ser docente da EA ou outra unidade da UFG, ou ainda de outras instituições. A referência é sempre NÃO PERTENCER ao programa.
    • Ser presidida pelo orientador ou co-orientador.
  • Não há necessidade de enviar o produto da qualificação fisicamente para a secretaria.
  • O agendamento deve ser realizado com antecedência de 20 dias da data do exame e deve ser feito seguindo os seguintes passos:

Para solicitar o agendamento:

• Passo 01 - O discente deverá:
    • Estruturar seu produto final conforme a RESOLUÇÃO PPGCTA N. 011: Normas para Elaboração de Dissertação/Tese Documento Final e do Projeto de Qualificação
    • Entrar no SIGAA e emitir seu histórico.
    • Conferir se todos seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos no SIGAA.
    • Conferir se alcançou todos os requisitos mínimos para solicitar a qualificação:
      • Mínimo de créditos em disciplinas integralizados (24) Mestrado e (36) Doutorado;
      • obs: é recomendado que o discente tenha finalizado todos créditos de atividades complementares e estágio docência.
    • Enviar e-mail para a coordenação ppgcta.agro@ufg.br e anexar a qualificação.
  • Passo 02 -> O orientador ou o discente deverá:
    1. Agendar a data de realização em comum acordo com os demais membros da Banca
    2. Preencher o formulário de SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO.
  • Passo 03 -> A secretaria irá:
    • Analisar se os documentos recebidos estão de acordo com o regulamento.
    • Cadastrar a banca no SIGAA.
    • No SEI:
      • Instruir o Processo: Pós-Graduação Stricto Sensu: Qualificação
      • Confeccionar ata.
      • Enviar e-mail para o presidente e para o aluno solicitando:
        • Conferência da ata
        • Assinatura no formulário de Nomeação de Banca - Exame de Qualificação.
  • Passo 04 - O Presidente da Banca deverá:
    • Conferir e solicitar as eventuais correções na ata e/ou no formulário.
    • Caso tenha alterações ele deve comunicar as alterações da composição da banca de defesa com pelo menos uma semana de antecedência à Secretaria do PPGCTA.
    • Seguir as instruções do e-mail enviado pela secretaria e
    • Assinar o formulário de nomeação da banca de qualificação.

Após a defesa da qualificação:

• Passo 04 -> O presidente da banca deverá:
  • Passo 05 - > O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada.
  • Passo 06 - > A secretaria após ser comunicada irá:
    • Consolidar no SIGAA a atividade de qualificação do discente.

OBS: tutorial completo feito pela PRPG