Agendamento de Defesa de dissertação/tese

A solicitação de banca de defesa de dissertação/tese está regulamentado no site do PPG no documento: RESOLUÇÃO PPGCTA N. 008 de 27 de setembro de 2017.

 

ATENÇÃO

  • Antes de solicitar agendamento de banca de exame de defesa, o discente deve ler a normativa acima.
  • A defesa do produto final deverá ser feita em sessão pública.
  • A participação dos avaliadores pode ocorrer por meio de videoconferência.
  • O estudante tem até 30 dias após a defesa para enviar via e-mail para coordenadoria do PPGCTA um exemplar em PDF do produto final com as correções e modificações solicitadas pela banca. VEJA AQUI COMO ENTREGAR A VERSÃO FINAL
  • A defesa só pode ser realizada após estarem devidamente registrados no Histórico:
    • Integralização dos créditos exigidos pelo Programa
      • Disciplinas:
        • Mestrado: mínimo de 24 créditos
        • Doutorado: mínimo de 36 créditos.
    • Atividades Complementares
      • Mestrado: 2 créditos
      • Doutorado: 4 créditos.
    • Integralização da carga horária do Estágio Docência:
      • Mestrado: 32 horas
      • Doutorado: 64 horas
    • Aprovação no Exame Geral de Qualificação
    • Envio de artigo científico:
      • Periódico com Qualis Capes maior ou igual a B2
      • Periódico na área de Ciência de Alimentos.
      • Mestrado: mínimo 1 artigo científico
      • Doutorado: mínimo 2 artigos científicos
      • Com anuência formal assinada pelo orientador.

 

A Banca Examinadora deverá:

  • Ser presidida pelo orientador ou co-orientador.
  • A banca de Mestrado:
    • Deve ser composta por 3 doutores
    • Sendo no mínimo, 1 externo ao PPGCTA.
    • Caso ambos, orientador e co-orientador participem simultaneamente, a banca deve ser composta por no mínimo 4 doutores, sendo pelo menos um externo.
    • 1 suplente externo e
    • 1 suplente interno ao PPGCTA.
  • A banca de Doutorado:
    • Deve ser composta por 5 doutores
    • Sendo no mínimo, 2 externos ao PPGCTA.
    • Caso ambos, orientador e co-orientador participem simultaneamente, a banca deve ser composta por no mínimo 6 doutores, sendo pelo menos um externo.
    • 1 suplente externo e
    • 1 suplente interno ao PPGCTA.
    • Esclarecimento:
      • Membro interno é aquele que faz parte do PPGCTAA como membro permanente, colaborador ou mesmo pós-doutorando. Não importa se eles trabalham na UFG, EMBRAPA ou em outras instituições. A referência é sempre pertencer ao programa.

      • Membro externo é aquele que não faz parte do PPGCTAA. Ele pode ser docente da EA ou outra unidade da UFG, ou ainda de outras instituições. A referência é sempre NÃO PERTENCER ao programa. 

 

Para solicitar o agendamento:

 

O agendamento deve ser realizado com antecedência de 20 dias da data do exame e deve ser feito seguindo os seguintes passos:

  1. Passo 01 - O discente deverá:
    1. Estruturar seu produto final conforme a RESOLUÇÃO PPGCTA N. 011: Normas para Elaboração de Dissertação/Tese
    2. Agendar a data de realização em comum acordo com os demais membros da Banca.
    3. Encaminhar para os membros externos à UFG o link para cadastramento como USUÁRIO EXTERNO DO SEI a fim de poderem assinar a ata.
    4. Enviar por e-mail para seu orientador os dados abaixo de CADA membro da banca:
      1. Nome COMPLETO!
      2. CPF
      3. E-mail
      4. Telefone
      5. Unidade e Instituição (sigla: UNID/INST)
    5. Entrar no SIGAA e emitir seu histórico.
    6. Conferir se todos seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos no SIGAA.
    7. Conferir se alcançou todos os requisitos mínimos para solicitar a defesa descritos acima:
      1. Corretamente lançados no histórico: créditos mínimos de disciplinas, atividades complementares, qualificação e estágio docência;
      2. Produção e envio de artigo(s) científico(s).
    8. Enviar e-mail para a coordenação ppgcta.agro@ufg.br separadamente (em arquivos PDF diferentes!!):
      1. Em um único documento PDF (sugestão de site para juntar todos documentos https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf):
        1. RG - frente e verso (não pode ser CNH)
        2. CPF (se tiver no RG não enviar)
        3. Passaporte, se estudante estrangeiro;
      2. Mestrado (separadamente em mais 3 arquivos PDF): 
        1. diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado. 
        2. Comprovante de envio de pelo menos 1 artigo científico:
        3. Versão atual da Dissertação
      3. Doutorado (separadamente em mais 4 arquivos PDF):
        1. diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado. 
        2. diploma de Mestrado - frente e verso devidamente assinado 
        3. Comprovante de envio de pelo menos 2 artigos:
        4. Versão atual da Tese
    9. ATENÇÃO: Portanto, apenas os documentos devem ser enviados em um único arquivo PDF, o restante individualmente e separadamente do arquivo dos documentos.
  2. Passo 02 -> O orientador deverá:
    1. Preencher o formulário de SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE DEFESA DE PRODUTO FINAL

SOMENTE SERÃO ACEITOS FORMULÁRIOS DE NOMEAÇÃO PREENCHIDOS PELO E-MAIL INSTITUCIONAL DO ORIENTADOR.

FORMULÁRIOS PREENCHIDOS PELOS ALUNOS SERÃO RECUSADOS!!!

  1. Passo 03 -> A secretaria irá:
    1. Analisar se os documentos recebidos estão de acordo com o regulamento.
    2. Cadastrar a banca no SIGAA.
    3. No SEI: 
      1. Instruir o Processo de: Pós-Graduação Stricto Sensu: Defesa de Mestrado/Doutrado
      2. Confeccionar ata.
      3. Confeccionar o TECA
      4. Enviar e-mail para o presidente e para o aluno solicitando:
        1. Conferência da ata 
        2. Assinatura no formulário de Nomeação de Banca.
        3. Assinatura no TECA.
  2. Passo 04 - O Presidente da Banca deverá:
    1. Conferir e solicitar as eventuais correções na ata e/ou no formulário.
    2. Caso tenha alterações: deve comunicar as alterações da composição da banca com pelo menos uma semana de antecedência à Secretaria do PPGCTA.
    3. Seguir as instruções do e-mail enviado pela secretaria  
    4. Assinar o formulário de nomeação da banca.

 

Após a defesa:

 

  • Passo 05 -> O orientador deverá:
    1. Ao final da defesa do discente realizar os procedimentos da assinatura assistida.
  • Passo 06 - > O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada.
  • Passo 07 - >A secretaria após ser comunicada irá:
    1. Consolidar no SIGAA a atividade de defesa do discente.

 

Após a finalização da defesa o discente deve realizar as correções sugeridas pela banca de defesa e realizar em até 30 dias o PROCEDIMENTO PARA ENVIO DA VERSÃO FINAL.

O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada

 

OBS: tutorial completo feito pela PRPG