Agendamento de Defesa de dissertação/tese
A solicitação de banca de defesa de dissertação/tese está regulamentado no site do PPG no documento: RESOLUÇÃO PPGCTA N. 008 de 27 de setembro de 2017.
ATENÇÃO
- Antes de solicitar agendamento de banca de exame de defesa, o discente deve ler a normativa acima.
- A defesa do produto final deverá ser feita em sessão pública.
- A participação dos avaliadores pode ocorrer por meio de videoconferência.
- O estudante tem até 30 dias após a defesa para enviar via e-mail para coordenadoria do PPGCTA um exemplar em PDF do produto final com as correções e modificações solicitadas pela banca. VEJA AQUI COMO ENTREGAR A VERSÃO FINAL
- A defesa só pode ser realizada após estarem devidamente registrados no Histórico:
- Integralização dos créditos exigidos pelo Programa
- Disciplinas:
- Mestrado: mínimo de 24 créditos
- Doutorado: mínimo de 36 créditos.
- Disciplinas:
- Atividades Complementares
- Mestrado: 2 créditos
- Doutorado: 4 créditos.
- Integralização da carga horária do Estágio Docência:
- Mestrado: 32 horas
- Doutorado: 64 horas
- Aprovação no Exame Geral de Qualificação
- Envio de artigo científico:
- Periódico com Qualis Capes maior ou igual a B2
- Periódico na área de Ciência de Alimentos.
- Mestrado: mínimo 1 artigo científico
- Doutorado: mínimo 2 artigos científicos
- Com anuência formal assinada pelo orientador.
- Integralização dos créditos exigidos pelo Programa
A Banca Examinadora deverá:
- Ser presidida pelo orientador ou co-orientador.
- A banca de Mestrado:
- Deve ser composta por 3 doutores
- Sendo no mínimo, 1 externo ao PPGCTA.
- Caso ambos, orientador e co-orientador participem simultaneamente, a banca deve ser composta por no mínimo 4 doutores, sendo pelo menos um externo.
- 1 suplente externo e
- 1 suplente interno ao PPGCTA.
- A banca de Doutorado:
- Deve ser composta por 5 doutores
- Sendo no mínimo, 2 externos ao PPGCTA.
- Caso ambos, orientador e co-orientador participem simultaneamente, a banca deve ser composta por no mínimo 6 doutores, sendo pelo menos um externo.
- 1 suplente externo e
- 1 suplente interno ao PPGCTA.
- Esclarecimento:
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Membro interno é aquele que faz parte do PPGCTAA como membro permanente, colaborador ou mesmo pós-doutorando. Não importa se eles trabalham na UFG, EMBRAPA ou em outras instituições. A referência é sempre pertencer ao programa.
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Membro externo é aquele que não faz parte do PPGCTAA. Ele pode ser docente da EA ou outra unidade da UFG, ou ainda de outras instituições. A referência é sempre NÃO PERTENCER ao programa.
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Para solicitar o agendamento:
O agendamento deve ser realizado com antecedência de 20 dias da data do exame e deve ser feito seguindo os seguintes passos:
- Passo 01 - O discente deverá:
- Estruturar seu produto final conforme a RESOLUÇÃO PPGCTA N. 011: Normas para Elaboração de Dissertação/Tese
- Agendar a data de realização em comum acordo com os demais membros da Banca.
- Encaminhar para os membros externos à UFG o link para cadastramento como USUÁRIO EXTERNO DO SEI a fim de poderem assinar a ata.
- Enviar por e-mail para seu orientador os dados abaixo de CADA membro da banca:
- Nome COMPLETO!
- CPF
- Telefone
- Unidade e Instituição (sigla: UNID/INST)
- Entrar no SIGAA e emitir seu histórico.
- Conferir se todos seus dados pessoais e acadêmicos estão corretos no SIGAA.
- Conferir se alcançou todos os requisitos mínimos para solicitar a defesa descritos acima:
- Corretamente lançados no histórico: créditos mínimos de disciplinas, atividades complementares, qualificação e estágio docência;
- Produção e envio de artigo(s) científico(s).
- Corretamente lançados no histórico: créditos mínimos de disciplinas, atividades complementares, qualificação e estágio docência;
- Enviar e-mail para a coordenação ppgcta.agro@ufg.br separadamente (em arquivos PDF diferentes!!):
- Em um único documento PDF (sugestão de site para juntar todos documentos https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf):
- RG - frente e verso (não pode ser CNH)
- CPF (se tiver no RG não enviar)
- Passaporte, se estudante estrangeiro;
- Mestrado (separadamente em mais 3 arquivos PDF):
- diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado.
- Comprovante de envio de pelo menos 1 artigo científico:
- Versão atual da Dissertação
- Doutorado (separadamente em mais 4 arquivos PDF):
- diploma de Graduação (frente e verso) devidamente assinado.
- diploma de Mestrado - frente e verso devidamente assinado
- Comprovante de envio de pelo menos 2 artigos:
- Versão atual da Tese
- Em um único documento PDF (sugestão de site para juntar todos documentos https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf):
- ATENÇÃO: Portanto, apenas os documentos devem ser enviados em um único arquivo PDF, o restante individualmente e separadamente do arquivo dos documentos.
- Passo 02 -> O orientador deverá:
- Preencher o formulário de SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE DEFESA DE PRODUTO FINAL
SOMENTE SERÃO ACEITOS FORMULÁRIOS DE NOMEAÇÃO PREENCHIDOS PELO E-MAIL INSTITUCIONAL DO ORIENTADOR.
FORMULÁRIOS PREENCHIDOS PELOS ALUNOS SERÃO RECUSADOS!!!
- Passo 03 -> A secretaria irá:
- Analisar se os documentos recebidos estão de acordo com o regulamento.
- Cadastrar a banca no SIGAA.
- No SEI:
- Instruir o Processo de: Pós-Graduação Stricto Sensu: Defesa de Mestrado/Doutrado
- Confeccionar ata.
- Confeccionar o TECA
- Enviar e-mail para o presidente e para o aluno solicitando:
- Conferência da ata
- Assinatura no formulário de Nomeação de Banca.
- Assinatura no TECA.
- Passo 04 - O Presidente da Banca deverá:
- Conferir e solicitar as eventuais correções na ata e/ou no formulário.
- Caso tenha alterações: deve comunicar as alterações da composição da banca com pelo menos uma semana de antecedência à Secretaria do PPGCTA.
- Seguir as instruções do e-mail enviado pela secretaria
- Assinar o formulário de nomeação da banca.
Após a defesa:
- Passo 05 -> O orientador deverá:
- Ao final da defesa do discente realizar os procedimentos da assinatura assistida.
- Passo 06 - > O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada.
- Passo 07 - >A secretaria após ser comunicada irá:
- Consolidar no SIGAA a atividade de defesa do discente.
Após a finalização da defesa o discente deve realizar as correções sugeridas pela banca de defesa e realizar em até 30 dias o PROCEDIMENTO PARA ENVIO DA VERSÃO FINAL.
O estudante pode pode enviar uma foto da sua defesa para ser publicada